Albergue de refugiados é alvo de tiros na Alemanha

  • Por Agencia EFE
  • 15/07/2015 12h25

Berlim, 15 jul (EFE).- Um centro de refugiados perto de Leipzig, no leste da Alemanha, foi atacado a tiros durante duas noites seguidas, o que provocou estragos nas janelas e na fachada, mas não feriu os residentes, disse uma fonte da polícia nesta quarta-feira.

Os ataques aconteceram no sábado e no domingo e, em ambas as ocasiões, perto da meia-noite, explicou a fonte. O albergue funciona em um antigo hotel da cidade de Böhlen e acolhe cerca de 150 moradores. De acordo com o canal local “MDR”, o imóvel é gerenciado por um ex-membro do partido ultradireitista Republicanos e gerou polêmica ao ser escolhido para receber centro de refugiados.

As fontes policiais não informaram o tipo de arma usada, devido ao sigilo da investigação. O ataque ao albergue segue à série de atentados incendiários registrada nos últimos meses contra locais como esse, já habitados ou em construção, assim como agressões a prefeitos e outros políticos envolvidos no amparo a refugiados.

No mês passado, o ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, alertou sobre o aumento de ataques contra albergues de refugiados, ao apresentar estatísticas sobre atos violentos atribuídos à extrema-direita.

Segundo esses dados, a Alemanha registrou 990 atos violentos de motivação ultradireitista em 2014, 24% a mais do que em 2013, com um aumento “mais do que alarmante” dos ataques a albergues de refugiados, nas palavras do ministro.

Em 2014, a Alemanha recebeu mais de 200 mil refugiados, um número recorde e que deve aumentar este ano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.