Alckmin nomeia o mais votado Gianpaolo Smanio como Procurador Geral de Justiça

  • Por Jovem Pan com AE
  • 13/04/2016 12h54
  • BlueSky
Divulgação Gianpaolo Smanio

O governador Geraldo Alckmin aceitou o resultado de votação que escolheu Gianpaolo Smanio em lista tríplice e o nomeou para a Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público. Smanio estará à frente da PGE pelos próximos dois anos. O anúncio oficial foi feito na tarde desta quarta-feira (13). A informação foi obtida antecipadamente pelo repórter Jovem Pan Thiago Uberreich.

A Promotoria é governada pelo procurador Marcio Fernando Elias Rosa há quatro anos.

Smanio ficou em primeiro lugar geral na lista tríplice para o cargo de Procurador-geral de Justiça de São Paulo. Com 932 votos, Smanio – candidato do atual chefe do Ministério Público paulista – superou seus oponente, a procuradora Eloisa Arruda (850 votos) e Pedro Juliotti (547 votos).

De um colégio de 2.027 eleitores (promotores e procuradores), votaram 1.885 (92,99% do total). Os promotores podem votar nos três nomes.

Smanio é apontado como um profissional conciliador, dono de temperamento sereno, mas firme em suas decisões. Durante sua campanha, percorrendo as Promotorias em todo o Estado, Smanio usou o slogan “Primeiro a diplomacia, depois a guerra”.

Perfil

Gianpaolo Smanio, de 51 anos, é natural de Campinas e integra o Ministério Público desde 1988. É bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Smanio tem 21 livros publicados, leciona no Instituto Presbiteriano Mackenzie e integra o corpo docente do Damásio Educacional.

Tradicionalmente, o primeiro lugar na lista é o indicado pelo Palácio dos Bandeirantes. Em duas ocasiões, porém, isso não ocorreu. Em 1996, o então governador Mario Covas escolheu o segundo da lista. Em 2012, Alckmin também escolheu o 2º, Márcio Fernando Elias Rosa, que reelegeu-se em 2014 (já como primeiro da lista).

Na semana passada, a Associação Paulista do Ministério Público (APMP) coletou mais de 550 assinaturas de promotores e procuradores de Justiça de todo o Estado para a campanha #queroomaisvotado para Procurador-Geral de Justiça.

Com informações das eleições da Agência Estado

Matéria atualizada às 20h20

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.