Além de chuvas, ventos e quedas de árvore, falta de manutenção prejudica sistema energético

  • Por Jovem Pan
  • 19/01/2015 17h25

Terceirização de serviços essenciais pela Eletropaulo, como manutenção, é o principal fator de problemas na rede de distribuição de energia.

Nos últimos dias, além da capital, mais de 20 municípios de São Paulo foram atingidos por fortes chuvas e sofreram com apagões.

As sucessivas falhas e a ação pouco efetiva da Eletropaulo revelam a situação atual da concessionária, que não consegue atender às demandas.

Na avaliação do professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Célio Bermann, a falta de manutenção caracteriza o sistema energético brasileiro.

(Ouça detalhes no áudio acima)

Célio Bermann lembra que, com a manutenção em dia, as falhas apresentadas nos últimos dias poderiam ter sido evitadas ou corrigidas mais rapidamente.

Falando a Anchieta Filho, José Aquiles Grimone, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, critica ainda a qualidade dos profissionais terceirizados.

Os especialistas lembram que, apesar dos temporais, com ventos fortes e quedas de árvores, o restabelecimento da energia deveria ser mais rápido.

Sobre o atendimento falho aos consumidores, o Procon de São Paulo informou que está analisando as reclamações e tomará as medidas adequada.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.