Alemanha abrirá centros de distribuição de refugiados para evitar colapso

  • Por Agencia EFE
  • 15/09/2015 20h19
  • BlueSky

Berlim, 15 set (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anunciou nesta terça-feira que seu país instalará “centros de distribuição” de refugiados com capacidade para 40.000 pessoas com o objetivo de descarregar as cidades mais afetadas pelo número de solicitantes de asilo.

Depois de se reunir durante mais de quatro horas com os chefes de governo dos 16 estados federados alemães, Merkel afirmou que estes centros atuarão como um “amortecedor” para evitar a saturação dos albergues para refugiados em cidades como Munique.

Sua função principal será receber em primeira instância os imigrantes recém chegados, registrá-los e distribui-los entre os diferentes estados, seguindo o modelo de repartição usado pela federação para outros casos e que leva em conta diferentes fatores.

Por enquanto, acrescentou a chanceler, não se definiu o número de unidades deste tipo que serão abertas na Alemanha nem suas funções concretas, mas na semana que vem será elaborado um relatório detalhado a respeito.

A previsão é que os chefes de governo dos estados federados voltem a reunir-se com a chanceler em 24 de setembro para discutir uma maior alocação de recursos econômicos para lidar com a chegada de solicitantes de asilo.

“Há um grande acordo sobre o fato de queremos dar proteção às pessoas que precisam de proteção, mas também sobre que os que não tenham perspectivas de ficar não possam ficar em nosso país”, declarou a chanceler. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.