Alemanha alerta que não terá capacidade para absorver avalanche de refugiados

  • Por EFE
  • 30/08/2015 12h51
EFE/EPA/Zsolt Szigetvary Imigrantes ilegais demandam acesso a trens em direção à Alemanha

O ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Mazière, alertou neste domingo que o país não terá capacidade de enfrentar a longo prazo a atual “avalanche de refugiados” que não para de cruzar a fronteira.

O ministro disse que a Alemanha será capaz de lidar com grande esforço com os 800 mil imigrantes que devem chegar ao país neste ano segundo as previsões, mas advertiu que, com o tempo, isso não será mais possível.

De Mazière destacou a necessidade de soluções em nível europeu e destacou que, em primeiro lugar, deve ser estabelecida uma repartição equitativa dos refugiados entre os países que fazem parte do bloco comunitário.

Além disso, ressaltou que é preciso diferenciar entre os imigrantes que fogem de problemas econômicos das pessoas que deixaram seus países por crises ou guerras.

“O direito fundamental ao asilo não tem um limite”, acrescentou De Mazière, afirmando que existe uma obrigação humanitária com os imigrantes que fogem de conflitos em seus países.

Sobre as especulações de um maior crescimento do número de refugiados, para 1 milhão, como indicavam chefes de governos de vários estados confederados, De Mazière disse que “800 mil é um número crível”.

O encontro de De Mazière com os cidadãos por causa do Dia de Portas Abertas promovido pelo governo da Alemanha foi interrompido por um pequeno grupo de ativistas de esquerda para protestar contra a política de concessão de asilos aos refugiados.

“Os nazistas ateiam fogo, o governo expulsa. São a mesma ralé racista”, afirmaram os ativistas, que foram acompanhados pelos responsáveis de segurança para a saída do prédio onde estava sendo realizada a reunião.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.