Alemanha cogita cortar recursos para países náo solidários aos refugiados

  • Por Agencia EFE
  • 15/09/2015 13h01

Berlim, 15 set (EFE).- O ministro de Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, afirmou nesta terça-feira considerar necessário começar a discutir “medidas de pressão” contra os países que se negam a participar da distribuição equitativa de refugiados dentro da União Europeia (UE).

“O fato é que estamos longe de uma cota de repartição permanente”, lamentou em declarações ao programa matinal da televisão pública “ZDF”, logo depois de criticar os países que se negam a recebê-los.

Para os países, “não acontece nada, os refugiados simplesmente passam ao largo deles”.

Ele concordou com a proposta do presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, que se referiu à possibilidade de responder a estes países com um corte dos recursos vindos dos fundos estruturais comunitários.

Maizière lembrou que os estados que rejeitam a distribuição equitativa de refugiados são exatamente países que recebem grandes quantias dos fundos estruturais.

O ministro falou de um “comportamento insolidário de uma minoria” e lamentou que os ministros do Interior da UE não tenham conseguido alcançar ontem à noite “um resultado por unanimidade, só por maioria”, no que se refere à distribuição de 160 mil refugiados, dos quais só o número de 40 mil foi decidido formalmente.

A decisão sobre a repartição dos 120 mil solicitantes de asilo restantes foi adiada até a próxima reunião, em outubro.

Entre os avanços da reunião, Maizière citou o compromisso da Grécia de estabelecer os denominados “hotspots” – pontos de amparo primário para os refugiados, e o acordo para a definição de uma lista de países de origem seguros. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.