Alemanha considera “alto” o risco de atentados no país

  • Por Agencia EFE
  • 15/02/2015 14h29

Berlim, 15 fev (EFE).- O ministro alemão de Interior, Thomas de Maizière, classificou neste domingo como “invariavelmente alto” o risco de ocorrerem na Alemanha atentados terroristas como os de sábado, em Copenhague, e afirmou que as forças de segurança do país seguem “com absoluta precisão” qualquer informação nesse sentido.

“Estamos seguindo, em escala federal, toda informação, todo indício que temos acesso e o examinamos com total atenção”, declarou o ministro, que no entanto considera que não é preciso adotar medidas adicionais de segurança.

“A Alemanha é uma democracia sólida que combate seus inimigos com todos os meios legais a seu alcance”, acrescentou.

A declaração do ministro segue à conversa por telefone entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e a primeira-ministra dinamarquesa, Helle Thorning-Schmidt, à qual a líder alemã expressou o total apoio de seu governo na luta antiterrorista.

“A Alemanha está completamente ao lado da Dinamarca” e ambos os países se mantêm “em estreito contato para reforçar a luta contra o terrorismo”, garantiu Merkel à representante dinamarquesa, segundo fontes da Chancelaria.

As autoridades dinamarquesas mantêm o estado de alerta em Copenhague depois que dois civis morreram e cinco policiais ficaram feridos na noite de sábado, em dois ataques em um centro cultural e uma sinagoga.

A polícia dinamarquesa matou o suposto autor dos tiroteios nesta madrugada, um indivíduo que já estava sob o radar dos serviços de inteligência do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.