Alemanha diz que estender ajuda à Grécia significa cumprir condições

  • Por Agencia EFE
  • 18/02/2015 11h49

Berlim, 18 fev (EFE).- O governo da Alemanha afirmou nesta quarta-feira que conceder uma extensão de ajuda para a Grécia exige a apresentação de uma solicitação de prorrogação do atual programa de resgate e o cumprimento das condições e reformas que Atenas se propôs a realizar.

“A condição é a apresentação de uma solicitação de prorrogação do programa de resgate existente”, disse em entrevista coletiva Martin Jager, porta-voz do Ministério das Finanças alemão.

O funcionário afirmou ainda que o objetivo da prorrogação é garantir “a bem-sucedida conclusão” do plano, e rechaçou a ideia de um empréstimo ponte.

O porta-voz reiterou que, do ponto de vista jurídico, “a condicionalidade contínua vigente” e as reformas que Atenas se comprometeu a realizar devem ser levadas a cabo.

O funcionário acrescentou que o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schauble, não comentou a proposta grega por desconhecer seu conteúdo, mas ressaltou que foram estabelecidas cinco “condições claras” que a solicitação deve incluir.

Assim que o pedido chegar nas mãos do Eurogrupo, a troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional) estudará a proposta, que depois será debatida pelos ministros de Economia e Finanças da zona do euro.

Previamente, o porta-voz do governo grego, Gavriil Sakelaridis, tinha confirmado hoje que a Grécia solicitará ao longo do dia a prorrogação do “crédito” que acompanha o programa de resgate.

O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, confirmou ontem em entrevista à emissora pública alemã “ZDF” que pediria a prorrogação do crédito “por alguns meses, com o objetivo de conseguir a estabilidade necessária para negociar um acordo entre Grécia e Europa”.

A extensão estará ligada “obviamente” ao cumprimento de “três ou quatro condições”, acrescentou Varoufakis, sem dar mais detalhes.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.