Alemanha enviará mais armas aos curdos iraquianos para lutar contra EI

  • Por Agencia EFE
  • 06/02/2015 15h57

Berlim, 6 fev (EFE).- A Alemanha enviará armas e munição para as tropas curdas (peshmergas) que combatem os jihadistas do Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque no valor de 13 milhões de euros, após fornecer no ano passado material de combate no valor de 70 milhões de euros.

Segundo a lista tornada pública pelo Ministério da Defesa da Alemanha, os peshmergas receberão uma nova remessa de trinta foguetes anticarro do tipo “Milan”, quinhentos mísseis, duas centenas de lança-granadas, quatro mil fuzis de assalto com munição e 10 mil granadas de mão, entre outros armamentos.

O governo da Alemanha enviará também dez veículos blindados de transporte tipo “Dingo” e dez veículos sanitários.

O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, reuniu-se hoje em Berlim com a chanceler alemã, Angela Merkel, e pediu para a comunidade internacional redobrar seu apoio a Bagdá na luta contra o EI.

Abadi ressaltou a necessidade “urgente” de receber equipamento de defesa, armamento letal e formação para suas tropas e polícia, e ressaltou que o “Estado Islâmico ameaça a existência do Iraque e a segurança internacional”.

Merkel se reunirá amanhã com o presidente da região autônoma do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani, durante a Conferência de Segurança realizada na cidade alemã de Munique, que também contará com a presença de Abadi. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.