Alemanha expulsa representante dos serviços secretos dos EUA em Berlim

  • Por Agencia EFE
  • 10/07/2014 12h17

Berlim, 10 jul (EFE).- O governo alemão anunciou nesta quinta-feira que pediu ao representante máximo dos serviços secretos americano da embaixada dos Estados Unidos em Berlim a abandonar o país.

O porta-voz da Chancelaria, Steffen Seibert, informou a decisão em comunicado após os dois últimos casos de suposta espionagem americana detectados na Alemanha na última semana.

“A solicitação foi feita à luz da investigação realizada pelo procurador-geral, assim como pelos meses que passaram sem respostas sobre as atividades dos serviços secretos dos EUA na Alemanha”, argumentou o porta-voz.

Seibert acrescentou que o executivo da chanceler, Angela Merkel, leva “muito a sério” esse assunto, apesar de considerar “indispensável” uma cooperação “próxima e de confiança” com Washington “em interesse da segurança de seus cidadãos e de suas missões no exterior”.

Para manter esse tipo de relação bilateral é “necessária” a “confiança mútua” e a “transparência”, disse Seibert, o que Berlim “espera de seus parceiros mais próximos”.

Pouco antes desse comunicado, Merkel havia defendido esperar até que terminassem as investigações em andamento para estudar possíveis consequências.

Em entrevista coletiva, a chefe do governo alemão disse que não “queria especular” sobre as medidas que o Executivo tomaria, depois que vários veículos de imprensa avisaram que estava cogitando a expulsão do contato na embaixada dos EUA em Berlim dos dois supostos espiões detectados nos últimos sete dias.

Segundo sua opinião, é necessário que os fatos primeiro fiquem “suficientemente claros”, algo no que será decisiva a investigação da Procuradoria-Geral.

Merkel resumiu como “perda de energia” espionar parceiros quando há “enormes problemas” no momento, como o do terrorismo jihadistas.

“A Guerra Fria terminou”, as tarefas dos serviços secretos no século XXI devem ser outras muito distintas, e o fundamental é manter a “confiança” entre aliados que “compartilham valores”, acrescentou.

“Em tempos como este é decisivo manter a confiança, porque mais confiança significa mais segurança”, argumentou.

Por sua vez, o ministro do Interior, Thomas de Maizière, disse que a Alemanha está decidida a “fortalecer” a proteção de suas comunicações e os trabalhos de contrainteligência, “essenciais” para a defesa da democracia.

Segundo as primeiras investigações, explicou, os supostos espiões detectados na última semana não tinham tido acesso a nenhum tipo de informação importante.

A Procuradoria-Geral anunciou ontem que vem investigando pessoas que trabalham no Ministério da Defesa alemão diante da possibilidade de que tivesse vazado informação aos serviços secretos dos EUA. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.