Alemanha, França, Ucrânia e Rússia dizem que cessar-fogo está sendo cumprido
Paris, 15 fev (EFE).- Os presidentes da França, Rússia e Ucrânia e a chanceler da Alemanha realizaram neste domingo uma conferência telefônica na qual constaram que o cessar-fogo estipulado a partir da madrugada de hoje no leste da Ucrânia está sendo cumprido, apesar de incidentes pontuais que serão rapidamente solucionados.
François Hollande, Vladimir Putin, Petro Poroshenko e Angela Merkel também mostraram empenho para avançar aos próximos pontos previstos no acordo de Minsk firmado na última quinta-feira, informou o governo francês em comunicado.
Em particular, estão o período de retirada do armamento pesado da região, o acompanhamento e a verificação do cessar-fogo, e o início de um diálogo para realizar eleições locais em conformidade com a legislação ucraniana.
Os quatro líderes mostraram seu “pleno apoio” à adoção de uma resolução no Conselho de Segurança da ONU para respaldar as medidas previstas no acordo de Minsk.
Horas antes, o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, defendeu a retirada das sanções contra Rússia se os itens estipulados em Minsk forem cumpridos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.