Alemanha investiga cenário xenófobo de incêndio em albergues de refugiados

  • Por Agencia EFE
  • 12/12/2014 14h10
  • BlueSky

Berlim, 12 dez (EFE).- A polícia alemã abriu uma investigação após o incêndio que destruiu ontem à noite três edifícios destinados a abrigar refugiados na cidade de Vorra, no sul da Alemanha, perante a suspeita que possa se tratar de um ataque xenófobo.

No local foram encontradas suásticas e pichações xenófobas, além de uma mensagem que dizia: “Não aos refugiados em Vorra”.

“Há alguns indícios que apontam para um incêndio provocado de forma proposital”, declarou Robert Sandmann, porta-voz da corporação.

Agora, os investigadores buscam pistas e possíveis testemunhas, já que, por enquanto, não há provas que permitam identificar os autores.

“Se for confirmado esse cenário xenófobo, se trataria de um fato terrível, merecedor uma dura condenação. Na Alemanha não há lugar para tais manifestações de ultra direitismo e xenofobia”, declarou a porta-voz adjunta do Executivo, Christiane Wirtz, durante uma entrevista coletiva rotineira, em que também ressaltou a importância de investigar o crescente número de ataques contra centros de refugiados no país.

O titular de Justiça alemão, Heiko Maas, condenou os incêndios e qualificou de “abominável”.

“Não toleraremos violência contra os refugiados”, declarou o ministro, que acrescentou que o país deve fazer todo o possível para oferecer proteção a todas as pessoas que perderam tudo e vieram à Alemanha em busca de ajuda.

O incendiou aconteceu por volta das 22h45 (horário local) (19h45 em Brasília) em três locais: um restaurante desocupado, um celeiro e um edifício residencial desabitado. Todos tinham sido reformados para receber refugiados a partir da semana que vem.

Os bombeiros, que desdobraram um total de 150 voluntários, conseguiram apagar rapidamente o fogo, embora os edifícios tenham ficado inabitáveis. A polícia calcula que os danos cheguem a 700 mil euros (R$ 2.321.127). EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.