Alemanha propõe pronta reunião da UE para analisar crise na Ucrânia
Berlim, 1 mar (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, declarou neste sábado que é indispensável uma reunião entre os parceiros europeus para aprovar uma posição comum perante a crise da Ucrânia e a intervenção russa.
Em comunicado, Steinmeier pediu ao governo do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, respeitar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, assim como os acordos que regulam a presença de sua frota no Mar Negro, na península da Crimeia.
Neste contexto, o ministro alemão exigiu ao governo russo uma “imediata e completa transparência” sobre os movimentos de suas tropas na Crimeia e, principalmente, os objetivos e metas que persegue.
Steinmeier qualificou como “perigosos” os eventos registrados nas últimas horas na Ucrânia e, especialmente, na Crimeia, deixando claro que “quem joga agora mais gasolina ao fogo, com palavras ou com fatos, fomenta conscientemente um aumento” da crise.
Em sua opinião, uma piora da atual situação não beneficia nenhuma das partes e, inclusive, pode derivar em consequências imprevistas que os responsáveis políticos devem evitar. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.