Alerta de bomba falso obriga evacuação de vários edifícios em Bruxelas

  • Por Agencia EFE
  • 13/01/2015 09h28
  • BlueSky

Bruxelas, 13 jan (EFE).- Um alerta de bomba, que depois foi confirmado como falso, obrigou nesta terça-feira a evacuação de vários edifícios de Bruxelas e o isolamento de uma parte da avenida Chasse no bairro de Etterbeek, informa o jornal “Le Soir” em sua edição digital.

“Isto vai explodir”, disse um indivíduo às pessoas que esperavam no parada do ônibus, onde foi encontrado um pacote suspeito, assegura este meio.

A polícia e os serviços de desativação de explosivos foram ao local e após examinar o pacote, anunciaram que se tratava de um falso alarme e que não continha nenhum explosivo.

O prefeito de Etterbeek, Vincent De Wolf, entrevistado pela emissora “RTBF”, indicou que teria que levar o alerta a sério porque não se tratava só de um pacote suspeito, mas de uma pessoa que indicou aos usuários do ônibus que deviam correr porque ia explodir.

“Na hora do rush, é preciso levar a sério”, acrescentou.

Os edifícios da zona foram evacuados e o bairro da Chasse isolado.

Esta mesma publicação antecipou que a Bélgica quer acelerar a adoção das medidas contra o terrorismo e a radicalização e que o ministro belga de Segurança e Interior, Jan Jambon, apresentará “nos próximos dias” suas propostas “para um enfoque global do radicalismo, nos aspectos da prevenção e repressão”.

A Bélgica é o país por número de habitantes mais afetado pelo fenômeno dos chamados “combatentes estrangeiros”, europeus que partem a zonas de conflito como a Síria ou Iraque para se somar às fileiras jihadistas e voltam à UE radicalizados.

No entanto, após os ataques da França, que tiraram a vida a 17 pessoas, a Bélgica mantém, por enquanto, o alerta no nível dois dos quatro possíveis.

Outra ameaça de bomba, que depois foi dada como falsa, obrigou no domingo a evacuação da redação “Le Soir” em Bruxelas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.