Alerta de tsunami após terremoto de magnitude 8 no norte do Chile
Santiago do Chile, 1 abr (EFE).- As autoridades do Chile lançaram nesta terça-feira “perigo iminente de alerta de tsunami”, após o terremoto de 7,9 de magnitude na escala Richter, que afetou esta noite o norte do Chile, e começou a evacuar a região litorânea.
O alerta de tsunami é para as cidades de Arica, na fronteira com a cidade peruana de Tacna, Antofagasta, Calama e Tocopilla.
O Centro Nacional de Sismologia da Universidad de Chile indicou que o fenômeno foi sentido às 20h47 (o mesmo horário de Brasília) e seu epicentro foi sentido a 85 quilômetros a sudoeste de Cuya.
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada (Shoá), determinou “perigo iminente de alerta de tsunami”, e orientou a evacuação da região litorânea para locais seguros.
O mesmo fez o Escritório Nacional de Emergência (Onemi) que de acordo com o protocolo para estes casos, pôs imediatamente em funcionamento os alarmes de um eventual tsunami.
O alerta de tsunami é ouvido nas cidades de Arica, na fronteira com a cidade peruana de Tacna, Antofagasta, Calama, Tocopilla.
Várias das cidades estão às escuras, enquanto os analistas esperam “o trem de ondas” que costuma acontecer após um forte tremor como o desta noite com características de terremoto.
Também foram cortadas as transmissões de rádio na área e algumas empresas telefônicas já trabalham para retomar o serviço. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.