Alex Salmond diz que Elizabeth II ficaria “orgulhosa” de ser rainha do país

  • Por Agencia EFE
  • 09/09/2014 11h44

Londres, 9 set (EFE).- O chefe de governo da Escócia, Alex Salmond, disse nesta segunda-feira que a Elizabeth II ficaria “orgulhosa” de ser rainha de uma Escócia independente e aprovou a política da soberana de se manter neutra neste assunto.

O político nacionalista fez esta declaração aos jornalistas perante a Catedral de Santo Egídio, depois que alguns veículos de comunicação britânicos afirmaram que a rainha está preocupada com a possível cisão do Reino Unido caso ganhe o “sim” no referendo sobre a independência do 18 de setembro. Ele afirmou que teve uma audiência com Elizabeth II, de 88 anos, há duas semanas no Castelo de Balmoral, onde todos os anos ela passa suas férias de verão, mas não quis revelar detalhes do que foi conversado.

“Quero à rainha como chefe de Estado, como rainha dos escoceses de uma Escócia independente. Acredito que Vossa Majestade, a rainha, que viu tantos eventos no curso de seu longo reinado, ficará orgulhosa de ser rainha dos escoceses e certamente nós estaríamos orgulhosos de tê-la como monarca nesta terra”, especificou Salmond.

Salmond disse que o Palácio de Buckingham deixou clara a “neutralidade da rainha neste assunto”, algo que qualificou como “satisfatório” e “perfeitamente sensato”.

“Certamente, uma das coisas que as pesquisas mostraram no fim de semana, além de um importante avanço da campanha pelo “sim”, é o entusiasmo do povo da Escócia de ter a Vossa Majestade, a rainha, como rainha dos escoceses”, ressaltou.

Além de conservar a libra esterlina como moeda, Salmond já disse que quer manter Elizabeth II como chefe de Estado de uma Escócia independente, como é o caso de alguns países da Comunidade de Nações (Commonwealth).

Hoje, um porta-voz do primeiro-ministro, David Cameron, informou que a bandeira escocesa, conhecida como “Saltire”, com um “X” branco em cima do fundo azul, irá tremular nos prédios públicos do Reino Unido até o referendo. O “Saltire” foi hasteado ao lado da “Union Jack” e serve para ressaltar a união entre a Escócia e o resto do Reino Unido.

Uma pesquisa sobre intenções de voto publicada no domingo pelo jornal “Sunday Times” deu pela primeira vez a vitória do “sim” à independência no referendo escocês. Segundo essa pesquisa, os partidários da separação ganhariam com 51%, frente a 49% dos contrários à secessão.

No referendo, os residentes na Escócia maiores de 16 anos poderão responder com um “sim” ou um “não” à pergunta: “A Escócia deveria ser um país independente?”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.