Alex Salmond diz que Escócia está prestes a “fazer história”

  • Por Agencia EFE
  • 11/09/2014 12h24

Edimburgo (R.Unido), 11 set (EFE).- O primeiro-ministro da Escócia, Alex Salmond, disse nesta quinta-feira que os escoceses estão prestes a “fazer história” pois estão apenas a uma semana da votação que decidirá a independência do país.

Em entrevista coletiva concedida na região de Edimburgo, Salmond afirmou que os olhos de todo o mundo estão voltados para a Escócia.

O primeiro-ministro se mostrou convencido de que os escoceses optarão a favor da independência no dia 18 de setembro. Considerou ainda a campanha pelo “não” em “queda terminal”.

Ontem, os principais líderes dos partidos políticos de Westminster (conservador, trabalhista e liberal-democrata) viajaram para a Escócia para persuadir os cidadãos a rejeitarem a independência.

Para Salmond, a vitória do sim será uma oportunidade de se construir um país mais justo e próspero. Segundo ele, a trajetória da votação foi “um processo de fortalecimento nacional”, pois a Escócia “redescobriu sua confiança como nação e encontrou sua voz”.

O premiê finalizou a entrevista dizendo que “os escoceses tem o destino do país nas mãos”.

O jornal escocês “Daily Recorde” revelou que o apoio pela união do país é de 53%, enquanto 47% dos entrevistados são contra, sem contabilizar os votos dos cidadãos indecisos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.