Alexandre de Moraes garante que método de contagem da PM é o mais moderno

  • Por Jovem Pan
  • 13/03/2016 20h01
Chello Fotógrafo/ Divulgação SSP Secretário de Segurança Pública Alexandre de Moraes - DIV

 O secretário de segurança de São Paulo, Alexandre de Moraes, falou à Jovem Pan sobre a quantidade de pessoas que participaram da manifestação realizada na Avenida Paulista, e garantiu que no horário de pico havia 1,4 milhão de pessoas: “Recorde de pessoas na Avenida Paulista e região no horário de pico com 1,4 milhão de pessoas no quadrilátero da Avenida Paulista, Alameda Santos, São Carlos do Pinhal e nas transversais. Com o Copom online, georreferenciamento, fotos aéreas e terrestres para ter certeza do número de pessoas, entre às 15h e as 16h30, havia seguramente 1,4 milhão de pessoas”. O secretário explicou ainda que as pessoas que se movimentaram antes do horário de pico não foram contabilizadas. Somente na 1h30 do pico chegaram à Avenida Paulista 280 mil pessoas.

Moraes elogiou o trabalho da polícia durante as manifestações e o povo que valorizou o trabalho dos PMs. Ele relata que apenas três ocorrências foram registradas: “Durante toda a semana nós garantimos que haveria total tranquilidade e segurança e a PM mostrou hoje que o que nós falamos se concretizou. Tivemos duas ocorrências de furto de celular e um desacato à autoridade”.

Com a discrepância entre os números de pessoas divulgados por outros órgãos e movimentos, Alexandre de Moraes reitera que a metodologia utilizada pela Secretaria é a mais moderna: “Não quero criticar as metodologias de outros órgãos, institutos, mas posso falar pela nossa metodologia, que é baseada no que há de mais moderno. Não são pessoas que contam outras, temos georreferenciamento, contamos a concentração em fotos e não podemos ignorar as transversais lotadas, que tinham concentração menor que da Avenida Paulista, mas um número ainda importante. Tudo isso é feito com absoluto critério. (…) Fomos criticados por muitos no ano passado, mas basta comparar por georreferenciamento, nosso número do horário de pico é o que mais se aproxima da realidade”.

O secretário conta que ocorreu uma manifestação pró-PT em São Bernardo do Campo, iniciada às 8h, que reuniu cerca de 400 pessoas, sem nenhuma ocorrência policial também. Alexandre de Moraes explica que para a Secretaria não importa quem é o grupo manifestante, contato que seja comunicado antes e que o protesto seja pacífico: “Não importa qual o objeto da manifestação, importa que seja pacífica e que não haja grupos antagônicos. (…) Em São Paulo todos podem ter absoluta certeza que o governador Geraldo Alckmin não confunde governo com partido. Todos que querem se manifestar terão o direito. Só peço que os grupos comuniquem antes, sentem com a PM, com a Secretaria para que dessa forma ocorra de maneira pacífica”. Moraes falou que não é possível falar em um número nacional oficial porque no Rio de Janeiro e em outros estados a polícia foi proibida de divulgar as informações.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.