Aliados aprovam plano para reforçar capacidades de defesa do Iraque
Bruxelas, 31 jul (EFE).- A Otan acordou nesta sexta-feira um programa de apoio para reforçar as capacidades de defesa e de segurança do Iraque em áreas que incluem o planejamento militar civil, ciberdefesa e treino militar.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse em sua conta oficial da rede social Twitter que comunicou ao primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, a decisão dos aliados.
Para a Otan, a decisão do Conselho do Atlântico Norte, principal órgão de decisão da Aliança, ressalta o “compromisso da Aliança” com o Iraque, disse Stoltenberg em comunicado.
O programa foi desenvolvido a pedido do Iraque e em consultas com as autoridades iraquianas.
O pacote inclui medidas de apoio em sete áreas prioritárias: assessoria sobre as reformas no setor de segurança, luta contra artefatos explosivos improvisados, eliminação de artefatos explosivos e desminagem, planejamento militar civil, ciberdefesa, medicina militar e assistência médica, treino militar e planos de emergência civil.
Especialistas da Otan e do Iraque trabalharão agora nos detalhes dos programas de formação e treino, que ocorrerão na Turquia e Jordânia.
O apoio da Aliança ao Iraque foi desenhado para complementar os esforços realizados pela coalizão internacional contra o Estado Islâmico (EI), a União Europeia (UE), a ONU e iniciativas bilaterais por parte de aliados individuais. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.