Aliança do Pacífico e Mercosul abrem debate sobre relacionamento e cooperação
Cartagena (Colômbia), 1 nov (EFE).- Os chanceleres dos países da Aliança do Pacífico e do Mercosul iniciaram neste sábado, na cidade colombiana de Cartagena, um diálogo para identificar potenciais áreas de relacionamento e cooperação entre os dois blocos.
A reunião foi aberta pela ministra das Relações Exteriores do país anfitrião, María Ángela Holguín, que afirmou que o objetivo do encontro é que os blocos debatam suas estreuturas, agendas, feitos bem-sucedidos e perspectivas.
O chanceler brasileiro Luiz Alberto Figueiredo está presente no evento, que pela Aliança do Pacífico tem presença de Chile, México e Peru, e pelo Mercosul, de Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Além disso, o vice-ministro de Comércio Exterior e Integração da Bolívia, Walter Endara Vega participa como convidado, já que o país está em processo de adesão como membro pleno do Mercosul.
Na reunião de hoje, os chanceleres do México, José Antonio Meade, e Argentina, Héctor Timerman, que ocupam a presidência da Aliança do Pacífico e do Mercosul, respectivamente, farão apresentação de cada bloco, para que depois seja aberto o diálogo. EFE
joc/bg
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.