Alimentação, medicamentos e cuidados com móveis previnem quedas de idosos

  • Por Jovem Pan
  • 22/05/2014 09h35

Quedas são a sexta causa de morte para idosos, mas cuidados com os móveis da casa, alimentação e medicamentos podem prevenir o problema. Com isso, 30% das pessoas com mais de 65 anos caem pelo menos uma vez a cada 12 meses, de acordo com o Hospital das Clínicas.

A instituição promoveu nesta terça-feira uma oficina para ensinar os idosos a manterem o equilíbrio e exercícios para fortalecer a musculatura. A fisioterapeuta do Ambulatório de Gerontologia, Debora Martins Meira, disse que é necessário prestar atenção aos ambientes, especialmente ao quarto.

*Ouça os detalhes no áudio

Os idosos também precisam ficar atentos aos medicamentos ingeridos para que não induzam a tonturas ou sonolência, o que pode levar às quedas. A coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica, Vanusa Barbosa Pinto, falou ao repórter Tiago Muniz que a automedicação deve ser evitada.

Entre os remédios que podem induzir à tontura estão tranquilizantes, como o diazepam, os anti-hipertensivos, os antidepressivos e os que baixam a insulina. A nutricionista Elci Almeida destacou que o leite é a principal fonte de cálcio para fortalecer os ossos, mas que muitos cometem um erro comum.

O leite de soja também é melhor que o leite integral porque possui menos gordura, o que facilita a passagem de nutrientes. A nutricionista disse ainda que os idosos devem tomar banho de sol, em horários adequados, para que a vitamina D ajude na absorção de cálcio.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.