Alimentação, sono e olho no relógio: dicas para a maratona do Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando e para não fazer que todos os seus meses de estudo tenham sido em vão, é necessário tomar algumas precauções. O ENEM atualmente funciona como exame de entrada ou parte da prova de vestibular para diversas instituições de ensino, além de ser obrigatório para conseguir alguns descontos ou financiamentos, tanto pelo governo quanto pelas próprias instituições particulares.
O estudante Gabriel Herculano Lopes, 27 anos, está prestando o exame em busca de uma vaga para o curso de medicina em alguma universidade federal do país. Para se preparar para o exame, ele estudou todos os dias de 2014, inclusive aos finais de semana e feriados, e buscava sempre se manter informado. “O ENEM é uma prova que cobra conhecimentos sobre atualidades, em especial na redação”, apontou ele, que espera aproveitar a oportunidade que o exame oferece. “É uma prova com nível de dificuldade menor em relação a outros vestibulares bastante concorridos”, ressaltou o estudante.
A dedicação de Gabriel será toda testada nos dois dias da prova, pressão que também é colocada sobre os demais candidatos. No entanto, depois de estudar tanto, o ideal é ficar atento a situações que não estão no conteúdo a ser apresentado na prova, mas que podem fazer diferença na hora de apresentar todo o potencial no exame. Confira algumas dicas que podem ajudar os concorrentes a se dedicarem com total capacidade para o ENEM.
Alimente-se bem
Cuide bem da sua alimentação quando a prova se aproximar. Você deve regrar sua alimentação com pelo menos dois dias de antecedência, evitando comer alimentos muito pesados, como churrasco, feijoada e outros pratos muito gordurosos. Nos dias do exame busque uma refeição mais leve, pois seu corpo não pode perder tempo e energia para digerir, já que você deverá estar preocupado principalmente com sua concentração no momento do ENEM.
Leve um lanchinho e uma garrafa d’água para consumir enquanto você faz a prova. Dê preferência pelos lanches naturais, chocolates 70% cacau e água congelada – assim você consegue se refrescar, pois nem todos os locais do exame possuem uma boa infraestrutura para o calor.
Descanse
A prova do ENEM é longa e exige que o aluno esteja atento a diversos detalhes, além de sugerir soluções para diversas problemas. As questões não chegam a ser de uma grande complexidade, porém a maneira que a prova é feita pode ser considerada um verdadeiro teste de resistência – sendo crucial dedicar também algumas horas em cima de seu colchão para dormir e dar descanso ao seu corpo e mente.
Você deve estar preparado para passar pelas 180 questões e mais a prova de redação (que é muito importante para a sua nota final). Antes da prova não abuse na agitação, mas também não deixe de fazer algo que te relaxe, pois muita energia acumulada pode causar ansiedade – e isso é tão prejudicial quanto o cansaço físico.
Esteja atento às regras
O ENEM também possui diversas regras que são de extrema importância para que a prova seja considerada justa e eficiente. A primeira delas é cumprir o horário, lembrando que o horário oficial é o de Brasília. Então não se esqueça de que uma parte do Brasil está no horário de verão e outras estão em diferentes fusos, mas a prova começará de acordo com o horário oficial do País.
Para responder o gabarito e fazer a redação só é aceita a caneta preta com o corpo transparente, para evitar quaisquer fraudes, e o uso de lápis e borracha não é permitido. Leve seus documentos com foto, para comprovar sua identidade (pode ser Cédula de identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação com fotografia), e deixe o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico em casa, de preferência, ou em um saco plástico debaixo da sua carteira.
Artigos de chapelaria e relógios, mesmo analógicos, também não são permitidos, sendo proibido o uso de bonés, chapéus e demais acessórios. Não se renda também à moda das selfies e jamais fotografe qualquer trecho da prova ou das salas em que ela é aplicada.
Mantenha-se calmo
A prova do ENEM pode ser determinante para o futuro acadêmico de muitas pessoas, mas não deixe que esse pensamento deixe espaço para uma crise de ansiedade e nervosismo. Mantenha a calma e tente resolver uma questão por vez. Dê preferência para aquelas que você domina melhor, e volte para as mais difíceis quando terminar a prova.
Na redação, alguns professores recomendam que ela seja feita por último. O ideal é que você já leia o tema e os textos de apoio antes de começar a prova, assim você poderá ter insights e ideias novas enquanto faz o restante da prova. No entanto, se você vir que falta bastante para terminar sua prova de alternativas, comece a redação – pois ela conta muitos pontos na nota final, por isso deverá ser bem elaborada.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.