Almagro pede que “amigo” Maduro restaure a confiança de colombianos

  • Por Agencia EFE
  • 05/09/2015 22h00
  • BlueSky

Cúcuta (Colômbia), 5 set (EFE).- O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, pediu neste sábado ao “amigo” Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, que restaure a confiança dos milhões de colombianos que vivem no país e os transmita “a irmandade latino-americana”.

“Seria muito importante uma mensagem do governo venezuelano para tranquilizar os milhões de colombianos que vivem na Venezuela, que transmita a irmandade latino-americana da qual tantas vezes falamos em tantas reuniões”, afirmou em entrevista coletiva em Cúcuta junto à chanceler colombiana, María Ángela Holguín.

Almagro, que hoje percorreu dois albergues na fronteira colombo-venezuelana e uma região vizinha, apelou para a amizade com Maduro para mediar a crise vivida em ambos os países desde que o governante ordenou o fechamento da principal passagem entre as nações e a deportação de mais de 1,3 mil colombianos há duas semanas.

“Eu tenho um amigo venezuelano. Não sei se ele continua a me considerar da mesma maneira, mas eu o considero como sempre. Ele se chama Nicolás Maduro. Conheço Nicolás em toda sua dimensão humana e humanitária, o que ele pensa do ponto de vista social, familiar, o que quer fazer pelo bem do povo”, apontou o secretário-geral da OEA.

O representante do organismo disse acreditar que “os dois países vão dialogar para resolver esta situação logo”, e afirmou que os parabenizará se “isso acontecer logo”.

A relação entre Colômbia e Venezuela enfrenta uma nova crise por causa do fechamento da fronteira e a posterior deportação em massa de colombianos residentes no estado de Táchira, onde muitos denunciaram ser vítimas de agressões pelas autoridades venezuelanas.

Nas últimas duas semanas, milhares de colombianos retornaram ao país natal por medo de serem deportados. EFE

lb/vnm

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.