Alta do aluguel faz com que moradores migrem para a periferia de SP

  • Por Jovem Pan
  • 06/09/2014 15h40
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 09-06-2010, 11h00: Imóvel para locar no bairro de Pinheiros, uma das regiões mais valorizadas da capital. (Foto: Silvia Zamboni/Folhapress, IMÓVEIS) Silvia Zamboni/Folhapress Aluguel de imóveis em São Paulo

A forte alta dos preços praticados durante a renovação do contrato de aluguel de imóveis no centro expandido de São Paulo tem obrigado os inquilinos a mudarem para a periferia.

Números do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) mostram que mais de 70% das novas locações são de imóveis que foram devolvidos por problemas financeiros.

De acordo com o presidente da entidade, José Augusto Viana Neto, essa mudança ocorre principalmente nos bairros mais centrais e próximos ao Metrô.
“Quando vence o contrato, o locatário vai renovar e, neste momento, o proprietário fica livre para pedir o preço que acha conveniente. E acaba pedindo um preço que o inquilino não conseque pagar”, afirma.

Após a forte elevação dos valores nos últimos anos, os especialistas dizem que o momento é de estabilização e até queda dos preços.

Vale negociar

O especialista no mercado imobiliário e consultor Jovem Pan, Márcio Bueno, afirma ao repórter Anderson Costa que as partes devem negociar. “Se o inquilino tiver sido pontual no contraro e tiver cuidado do imóvel, há uma grande tendência para a negociação”, diz.

Segundo o Secovi, o preço dos aluguéis de imóveis residenciais teve alta de 6,66% nos últimos 12 meses, contra um IGP-M de 5,3%.
No mês de julho, o valor dos aluguéis apresentou uma variação de 0,22%.

*** Ouça a reportagem completa no áudio

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.