Alta do aluguel faz com que moradores migrem para a periferia de SP
A forte alta dos preços praticados durante a renovação do contrato de aluguel de imóveis no centro expandido de São Paulo tem obrigado os inquilinos a mudarem para a periferia.
Números do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) mostram que mais de 70% das novas locações são de imóveis que foram devolvidos por problemas financeiros.
De acordo com o presidente da entidade, José Augusto Viana Neto, essa mudança ocorre principalmente nos bairros mais centrais e próximos ao Metrô.
“Quando vence o contrato, o locatário vai renovar e, neste momento, o proprietário fica livre para pedir o preço que acha conveniente. E acaba pedindo um preço que o inquilino não conseque pagar”, afirma.
Após a forte elevação dos valores nos últimos anos, os especialistas dizem que o momento é de estabilização e até queda dos preços.
Vale negociar
O especialista no mercado imobiliário e consultor Jovem Pan, Márcio Bueno, afirma ao repórter Anderson Costa que as partes devem negociar. “Se o inquilino tiver sido pontual no contraro e tiver cuidado do imóvel, há uma grande tendência para a negociação”, diz.
Segundo o Secovi, o preço dos aluguéis de imóveis residenciais teve alta de 6,66% nos últimos 12 meses, contra um IGP-M de 5,3%.
No mês de julho, o valor dos aluguéis apresentou uma variação de 0,22%.
*** Ouça a reportagem completa no áudio
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.