Alta do dólar e aumento de preços deverão manter inflação acima do centro da meta

  • Por Jovem Pan
  • 12/12/2014 12h59
  • BlueSky

Alta do dólar e aumento esperado de preços administrados deverão manter inflação acima do centro da meta de 4 e meio por cento em 2015. A avaliação é do Banco Central na ata da última reunião do Copom – Comitê de Política Monetária -, divulgada nesta quinta-feira.

Para a autoridade monetária, a inflação começará a cair no próximo ano, mas em ritmo lento, só devendo convergir para o centro da meta a partir de 2016.

O economista João Pedro Brugger avalia que o cenário internacional tem contribuído para a alta da moeda americana:

(Ouça detalhes no áudio acima)

O economista José Francisco de Lima Gonçalves concorda que o nível de incerteza no exterior atrapalha os países emergentes. De acordo com ele, parte do movimento do dólar no Brasil também está relacionada ao anúncio da ata do Copom.

Para ex-secretário de Política Econômica, o Banco Central tende a reduzir o ritmo de alta dos juros na próxima reunião. De acordo com Cláudio Adilson Gonçalez, a ata do Copom faz menção em vários pontos à política de controle de gastos.

O analista financeiro Miguel Daud explica que o Banco Central gerencia a expectativa vivida pelo mercado. Em entrevista a Denise Campos de Toledo, ele cobra mais transparência do governo federal.

Na semana passada, o Banco Central elevou a taxa básica de juros para 11 vírgula 75 por cento ao ano. A medida foi necessária porque o câmbio e os preços administrados, como os da gasolina, estão provocando ajuste de preços relativos na economia.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.