Altitude de La Paz impedirá Mujica de comparecer à posse de Evo Morales
Montevidéu, 14 jan (EFE).- Os 3.600 metros de altitude de La Paz impedirão a presença do presidente do Uruguai, José Mujica, de 79 anos por problemas de saúde, à posse de seu colega boliviano, Evo Morales, previsto para 22 de janeiro.
O ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, que representará o presidente, confirmaram à Efe fontes oficiais.
Morales, reeleito nas eleições de 12 de outubro com 61,3% dos votos, iniciará seu terceiro mandato com a posse no parlamento, embora como já seja tradição, um dia antes – 21 de janeiro- assumirá o poder em cerimônia indígena no sítio arqueológico de Tiahuanaco, a cerca de 90 quilômetros de La Paz.
O líder uruguaio não pôde comparecer à reunião por razões médicas, como já havia feito em 5 de dezembro durante a cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul), quando se ausentou do evento em Quito para não correr o risco de passar mal por causa da altitude da capital equatoriana, 2.800 metros.
Confirmaram presença à posse a presidente Dilma Roussef, os presidentes do Equador, Rafael Correa; do Paraguai, Horacio Cartes; e da Venezuela, Nicolás Maduro. O Chile informou que enviará o presidente da Suprema Corte chilena, Sergio Muñoz. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.