Aluno foi autor de disparos contra 2 estudantes feridos nos EUA
Austin (EUA), 14 jan (EFE).- Os dois estudantes feridos de gravidade em uma escola de Roswell (Novo México, Estados Unidos) foram atacados a tiros por outro aluno, de 12 anos, atualmente sob detenção policial, confirmaram nesta terça-feira as autoridades locais e estaduais em entrevista coletiva.
As investigações indicam que o autor dos disparos tirou uma arma “provavelmente de uma mochila”, segundo o chefe policial da área, Pete Kassetas, e disparou contra um estudante de 12 anos e uma aluna de 13.
Os fatos, que duraram apenas “dez segundos”, ocorreram na manhã desta terça-feira, antes do começo da primeira aula do dia, quando por razões meteorológicas os alunos esperavam no ginásio o início da jornada.
Nesses dez segundos, o menor, de 12 anos e estudante do sétimo grau, teria sacado a arma e feito um par de disparos, enquanto um funcionário da escola se aproximou dele, lhe ordenou que baixasse a arma e o dominou.
Além disso, um dos pais que estava deixando seus filhos na escola era um tenente da polícia estadual, motivo pelo qual a detenção aconteceu rapidamente.
Segundo as autoridades, o estudante de 12 anos é o que se encontra em pior situação, “em estado crítico”, após ser atingido “perto do olho”, disseram vários estudantes à imprensa.
Os médicos estão operando o menino e a menina também está internada com ferimento grave.
Os dois menores da Berrendo Middle School foram transferidos de helicóptero ao hospital universitário de Lubbock (Texas). Há um terceiro ferido, de menor gravidade, que não foi atingido e nem hospitalizado, que é funcionário da escola.
Nos primeiros minutos após o ataque, durante o bloqueio dos acessos à escola, os professores apagaram as luzes e mandaram os alunos esconder-se debaixo das mesas e rezar.
As autoridades pediram às famílias que não se dirigissem à escola, mas a um shopping da área, que se transformou em ponto de encontro entre os pais e os alunos, que foram chegando em ônibus.
O tiroteio no Novo México aconteceu um mês depois que, em uma escola de ensino médio do estado vizinho do Colorado, um aluno disparasse contra uma companheira, depois se suicidasse e a estudante ferida morresse depois de uns dias.
O município de Roswell, quinta cidade mais povoada do estado e situada a 340 quilômetros da fronteira com o México, é sede de um dos cinco institutos militares juvenis dos EUA, financiado com fundos estatais. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.