Alunos de universidade americana poderão cursar semestre em Cuba
Havana, 10 ago (EFE).- Os alunos da Johns Hopkins University (JHU) de Baltimore, no estado americano de Maryland, poderão estudar um semestre completo da grade curricular em Cuba a partir de 2016, como parte de um intercâmbio dessa instituição com a Universidade de Havana, inscrito no processo de aproximação entre ambos os países.
Esse novo espaço para estudantes da Johns Hopkins “corresponde ao crescente interesse por Cuba nos Estados Unidos”, segundo assinalou nesta segunda-feira uma informação divulgada no site oficial “Cubadebate”.
A página explica que esse intercâmbio foi possível após a recente criação do Consórcio para Estudos Avançados no Exterior (CASA, sigla em inglês), integrado pelas universidades americanas Johns Hopkins, Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Northwestern e Penn.
A diretora do Escritório de Estudos no Exterior da John Hopkins, Lori Citti, disse que o programa CASA permitirá aos estudantes da universidade uma “oportunidade única” de vivenciar Havana durante um tempo de mudanças econômicas e sociais.
“O semestre de primavera de 2016 em Havana abrirá uma janela dentro da vida e da sociedade cubana em um período crítico da história econômica e política de nossos países”, segundo a publicação.
Durante o semestre em Cuba, os estudantes norte-americanos receberão aulas em espanhol dadas por professores cubanos, farão cursos na instituição cultural Casa de las Américas e poderão realizar intercâmbios com estudantes cubanos.
Os alunos também poderão assistir a shows, exposições, realizar visitas de campo e desenvolver pesquisas na ilha.
A universidade Johns Hopkins tem um programa de intercâmbio acadêmico com Cuba desde 2012, mas até então para pequenos cursos de duas semanas.
Embora as viagens de cidadãos americanos a Cuba ainda estejam sujeitas às restrições do embargo econômico à ilha, o governo do presidente Barack Obama ampliou as permissões em 12 categorias autorizadas, que incluem os intercâmbios educativos e culturais. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.