Alvo de críticas, Japão defende caça de golfinhos

  • Por Agencia EFE
  • 21/01/2014 11h26

Tóquio, 21 jan (EFE).- Autoridades locais e o próprio governo do Japão defenderam a caça de golfinhos realizada na cidade de Taiji, após as críticas internacionais recebidas em função da captura anual concluída nesta terça-feira.

“A cultura gastronômica de cada país varia e a grandeza da civilização é respeitar as posturas de cada um enquanto não ponham em perigo as espécies”, disse hoje o governador de Wakayama, Yoshinobu Nisaka.

Taiji, considerado o berço da pesca de cetáceos no Japão, realiza há décadas a caça de golfinhos. Parte deles são vendidos para zoológicos e aquários de todo o mundo antes do restante ser destinado ao consumo humano.

A campanha deste ano, que tinha como meta capturar cerca de 250 golfinhos desde sexta-feira até hoje, foi cercada de polêmicas. A embaixadora dos EUA no Japão, Caroline Kennedy, qualificou no fim de semana passado a prática de tradição “desumana” e lembrou que Washington não apoia a tradição.

Baseado nesta declaração, o governador de Wakayama disse que “não é apropriado dizer que a caça aos golfinhos é desumana quando vivemos de uma alimentação fundamentada nas vacas e porcos”.

Já o ministro porta-voz do Japão, Yoshihide Suga, disse que a atividade “tradicional” é realizada dentro da legalidade e que Tóquio “apresentará sua posição para os americanos”.

A artista japonesa Yoko Ono também se uniu às críticas e publicou uma carta em seu site na qual pede aos pescadores da cidade japonesa de Taiji que abandonem a caça anual de golfinhos, já que considera que esta prática alimenta o “ódio” de outros países em relação ao Japão.

Na carta, dirigida aos pescadores e ao primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, Ono diz compreender o desgaste que gera em Taiji a pressão “unilateral do Ocidente” para pôr fim a sua “tradicional captura e massacre de golfinhos”.

No entanto, pede que observem a situação de um ponto de vista “mais amplo” e compreendam que o Japão necessita “da simpatia e da ajuda do resto do mundo”.

A pesca em águas pouco profundas de golfinhos e pequenos cetáceos é realizada em Taiji através um método tradicional inventado na cidade, no qual várias embarcações criam um muro de som que empurra os animais para a baía, onde são selecionados e, em seguida, capturados.

O filme americano “A Cova”, ganhador do Oscar em 2009 de melhor documentário, contribuiu para expor a prática, que desde então foi muito criticada por sua crueldade. EFE

rml/jcf

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.