América Latina crescerá apenas 0,5% em 2015, segundo Cepal

  • Por Agencia EFE
  • 29/07/2015 15h18
Marcos Santos/USP Imagens Marcos Santos/USP Imagens O índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é calculado pelo IBGE para medir a inflação oficial do Brasil

A economia da América Latina e do Caribe crescerá apenas 0,5% em 2015, informou nesta quarta-feira a Cepal, que no fim de 2014 projetava um aumento do PIB regional de 2,2% e, em abril, o revisou para 1%.

Em estudo apresentado em Santiago (Chile), a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) sinalizou que, apesar de a desaceleração ser um fenômeno generalizado na região, o comportamento de países e sub-regiões será mais heterogêneo.

De acordo com esta previsão, o PIB da América do Sul sofrerá uma contração de 0,4%, enquanto o de América Central e México terá um crescimento médio de 2,8%, e o do Caribe uma expansão de 1,7%.

O Panamá terá a maior expansão, de 6%, segundo o relatório. Em seguida aparecem Antígua e Barbuda (5,4%), República Dominicana e Nicarágua (ambos com 4,8%). O PIB do México subirá 2,4%, e o da Argentina 0,7%. No caso do Brasil, a Cepal prevê uma queda de 1,5% e outra de 5,5% no da Venezuela.

Nesse contexto, a Cepal pediu a dinamização do investimento para a retomada do crescimento e melhoria da produtividade das economias da região.

O estudo também adverte que o baixo crescimento terá um impacto negativo no emprego, com um aumento do desemprego para 6,5% em média. No ano passado, essa taxa foi de 6%.

A desaceleração, segundo a Cepal, se deve a fatores tanto externos como internos, destacando-se entre os primeiros o lento crescimento da economia mundial em 2015, em particular a desaceleração da China e as outras economias emergentes, com exceção da Índia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.