Ampliação do Simples Nacional vai aumentar arrecadação, diz Dilma

  • Por Agência Brasil
  • 07/08/2014 15h11

A presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Marcelo Camargo/Agência Brasil A presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (7), após encontro com empreendedores, em Brasília, que a sanção da lei complementar que estabelece o Simples Nacional é um “passo importante” para a reforma tributária no país. Para Dilma, a medida “mostra o caminho da reforma, que é a simplificação”.

A jornalistas, Dilma reforçou a importância dos empreendedores individuais (MEI) e das micro e pequenas empresas para a economia do país.  “São nove milhões [de micro e pequena empresas] que, basicamente, vieram para a formalidade nos últimos anos. Temos que lembrar sempre que elas respondem por 27% do PIB, geram 52% dos empregos com carteira assinada e representam 40% da massa salarial do país”.

Para Dilma, com a ampliação do Simples Nacional, o país deve aumentar a arrecadação, já que muitas pessoas que estavam na informalidade deverão regularizar seus negócios. “Esse processo leva à inclusão do setor de serviço: advogados, corretores de imóveis, fisioterapeutas. Uma ampliação de 540 mil empresas, que será fundamental para aumentar a arrecadação, porque vai formalizar. Quando reduz imposto você aumenta a arrecadação porque muita gente passa a pagar o que não pagava.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.