Analistas do mercado pioram previsões para PIB e preveem recessão de 0,66%
Rio de Janeiro, 9 mar (EFE).- Os analistas do mercado pioraram suas previsões sobre da economia do Brasil e agora preveem que o Produto Interno Bruto (PIB) encolherá 0,66% neste ano, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central.
Esta é a décima revisão em baixa seguida do PIB brasileiro no Boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central que consulta cerca de cem analistas de mercado de instituições privadas.
O PIB de 2014 será anunciado oficialmente em 27 de março e, segundo índices prévios, espera-se que o índice fique em torno de 0,15%, o que representaria o menor crescimento desde 2009.
O mercado também foi mais pessimista em relação à inflação e piorou suas previsões pela décima semana seguida, até 7,77% neste ano.
Na semana passada, o Boletim Focus tinha previsto uma recessão da economia de 0,58% e uma inflação de 7,47% em 2015.
Entre janeiro e fevereiro, o país acumula uma inflação de 2,48%, com uma alta anualizada de 7,7%, maior nível em dez anos.
O governo tem como meta uma inflação de 4,5%, com uma margem de tolerância de dois pontos percentuais, por isso o teto máximo é de 6,5%.
Para combater a inflação, o Banco Central vem elevando gradualmente os juros, atualmente em 12,75%, seu maior nível dos últimos quatro anos.
Em mensagem à nação transmitida ontem à noite, a presidente Dilma Rousseff pediu aos brasileiros compreensão e paciência pelas medidas de austeridade que o governo está adotando para equilibrar economia, conter a inflação e corrigir o déficit recorde nas contas púbicas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.