Analistas reduzem para 0,48% previsão de crescimento do Brasil em 2014

  • Por Agencia EFE
  • 08/09/2014 11h11
  • BlueSky

Brasília, 8 set (EFE).- Os analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central voltaram a reduzir a previsão de crescimento da economia do Brasil em 2014 e a situaram em 0,48%, contra o índice de 0,53% previsto na semana passada pelo Boletim Focus.

A pesquisa do Banco Central é feita semanalmente com cerca de cem analistas de instituições financeiras privadas. Esta é a 15ª semana seguida na qual as previsões de crescimento são rebaixadas para baixo.

A pesquisa foi a segunda realizada pelo Banco Central desde que o governo admitiu que a economia se contraiu 0,6% no segundo trimestre deste ano, acumulando dois trimestres consecutivos de crescimento negativo, o que os analistas consideram uma situação de “recessão técnica”.

O governo esperava para este ano um crescimento de 1,8%, mas após o resultado do segundo trimestre reconheceu que a meta não seria atingida.

Em 2015, o governo prevê que a economia se recuperará e crescerá 3%, mas de acordo com a pesquisa divulgada hoje, os analistas esperam uma expansão de apenas 1,1% no próximo ano.

Tanto para 2014 como para 2015, os especialistas consultados pelo Banco Central calcularam que a inflação anual será de 6,29%, próxima ao teto de 6,5% fixado pelo governo. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.