Annie Lennox e Paloma Faith lideram passeata pelos direitos da mulher
Londres, 8 mar (EFE).- As cantoras britânicas Annie Lennox e Paloma Faith e a atriz Gemma Arterton lideraram neste domingo uma marcha pelo centro de Londres em reivindicação dos direitos femininos no Dia Internacional da Mulher.
Centenas de feministas que desfraldavam cartazes pela igualdade e algumas vestidas como as sufragistas do início do século XX se uniram à manifestação, que começou na prefeitura e terminou em frente aos prédios do parlamento.
Estiveram presentes também Helen Pankhurst, a neta do líder das sufragistas britânicas, Emmeline Pankhurst, e sua bisneta Laura, de 20 anos.
“As antigas sufragistas diriam que a consecução do voto foi apenas o início. Se estivessem vivas hoje, se escandalizariam com a quantidade de injustiças que as mulheres e as meninas ainda enfrentam no mundo todo”, declarou a neta.
Coincidindo com a celebração do Dia Internacional da Mulher, a organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional (AI), com sede em Londres, denunciou os abusos que ainda sofrem as mulheres 20 anos depois da assinatura da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim.
Embora tenham sido conquistados avanços desde 1995, quando a ONU adotou a Declaração com a assinatura de 189 Estados, não há ainda “nenhum país do planeta” onde se tenha conseguido a igualdade plena entre os gêneros, ressaltou a ONG.
A Anistia Internacional pediu à ONU que, ao revisar a Declaração na próxima semana, se assegure de proteger às mulheres em áreas de conflito, pôr fim às práticas sexistas justificadas pela tradição ou a religião, defender o direito da mulher a decidir sobre sua sexualidade e seu corpo, garantir seu acesso à vida pública e levar os violadores de seus direitos perante a Justiça. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.