ANP apresenta novas propostas para plano egípcio de cessar-fogo
Cairo, 22 jul (EFE).- O enviado do presidente da Autoridade Nacional, Mahmoud Abbas, ao Egito, Azam al-Ahmad, apresentou nesta terça-feira no Cairo novas propostas para se conseguir um cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
O Egito elaborou uma iniciativa de trégua, que foi aceita pelos israelenses mas rejeitada pelo Hamas.
Em conversa telefônica com a Agência Efe, Ahmad, que se reuniu hoje com o ministro egípcio de Relações Exteriores, Sameh Shukr, disse que as negociações entre ambas as partes em conflito deverão começar imediatamente após a entrada em vigor do cessar-fogo, sem necessidade de se esperar 48 horas, como estipula a iniciativa egípcia.
Além disso, Ahmad propôs que as negociações durem cinco dias, durante os quais serão estudados todos os pedidos do movimento islamita palestino Hamas e de Israel.
“Queremos ser precisos e não permitir que Israel negocie por negociar, como costuma fazer”, acrescentou Ahmad, que é membro do comitê central do Fatah.
No entanto, o enviado da ANP afirmou que o Hamas mantém sua rejeição à proposta egípcia, informou a agência oficial de notícias do Egito “Mena”.
Ahmad assegurou que continuará em contato com o Hamas para estabelecer uma versão definitiva do plano, acrescentou “Mena”.
O secretário de Estado americano, John Kerry, também se reuniu hoje no Cairo com Shukr e outros responsáveis árabes e egípcios, entre eles o presidente do país, Abdul Fatah ao Sisi.
Nos encontros, Kerry apoiou a iniciativa egípcia como o único caminho para acabar com a violência na Faixa de Gaza.
Ontem, o líder da diplomacia americana se encontrou com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que após sua visita ao Egito continua sua viagem por Israel e Cisjordânia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.