ANP e Hamas agradecem reconhecimento da Palestina pelo parlamento irlandês

  • Por Agencia EFE
  • 11/12/2014 15h53
  • BlueSky

Gaza, 11 dez (EFE).- A Autoridade Nacional Palestina (ANP) e o movimento islamita Hamas agradeceram nesta quinta-feira o voto favorável do parlamento da Irlanda ao reconhecimento do Estado palestino.

O Ministério das Relações Exteriores da ANP afirmou em comunicado que a votação arrasadora do parlamento irlandês a favor do Estado palestino reflete a harmonia dos partidos políticos da Irlanda no apoio à causa palestina.

Ontem, a câmara irlandesa votou a favor de reconhecer simbolicamente o estabelecimento do Estado da Palestina nos territórios que Israel ocupou em 1967.

A moção legislativa também pede ao Executivo de Dublin que adote uma decisão sobre a medida. As assembleias legislativas de França, Reino Unido e Espanha aprovaram moções similares com o objetivo de impulsionar o processo de paz no Oriente Médio.

Por sua parte, o Executivo da Suécia reconheceu o Estado da Palestina no mês passado, decisão que motivou a retirada do embaixador israelense de Estocolmo.

A dirigente da Organização para a Libertação da Palestina, Hanan Ashrawi, afirmou em comunicado que o reconhecimento do Estado palestino “é um direito legítimo, que não está sujeito a um debate e não é relacionado a nenhuma negociação ou seus resultados”.

“Os reconhecimentos dos parlamentos europeus do Estado palestino representam o crescente esgotamento dos europeus em relação às políticas e o comportamento de Israel e suas violações do direito internacional”, disse Ashrawi.

Por sua parte, o porta-voz do Hamas em Gaza, Fawzi Barhum, afirmou em um comunicado que a medida adotada pelo parlamento de Dublin é “um importante passo adiante”.

“Este reconhecimento é um avanço político e internacional positivo e a favor da justa causa palestina, e apoia o povo palestino para que recupere seus legítimos direitos”, comemorou o porta-voz do movimento islamita. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.