Ao chegar ao Eurogrupo, Lagarde diz que continuam a buscar estabilidade

  • Por Agencia EFE
  • 27/06/2015 11h05

Bruxelas, 27 jun (EFE).- A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse neste sábado em sua chegada à reunião extraordinária do Eurogrupo que os credores internacionais continuarão trabalhando para restaurar a independência financeira e a estabilidade econômica da Grécia, e reiterou que os credores sempre mostraram flexibilidade com Atenas.

“Junto com as outras instituições, a Comissão Europeia (CE) e o Banco Central Europeu (BCE), sempre mostramos flexibilidade para nos adaptarmos à nova situação econômica e política da Grécia”, assinalou Lagarde.

O propósito das negociações é “restaurar a estabilidade da economia grega e restaurar a independência financeira, como no caso de Irlanda e Portugal, por exemplo”, disse, em referência aos programas de assistência financeira desses dois países.

“É o que continuaremos fazendo. Mas isso requer um enfoque equilibrado: por um lado reformas estruturais profundas para mudar a economia grega e torná-la mais produtiva e eficiente para que gere crescimento e emprego”, sustentou Lagarde.

Também é preciso consolidação fiscal que conduza ao crescimento, acrescentou a diretora-gerente do FMI.

“Por outro lado requer apoio financeiro e operação de dívida pelos sócios europeus”, assinalou Lagarde, em referência a algum um alívio da dívida que o FMI reivindica já há algum tempo.

“Trabalhamos neste marco e fiz essas recomendações, e vou fazê-las hoje de novo”, destacou.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, entrou na reunião sem fazer declarações. EFE

cai/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.