Apagão atinge cidades de 3 regiões do país

  • Por Agencia EFE
  • 04/02/2014 17h28

São Paulo, 4 fev (EFE).- Um apagão afetou várias cidades das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país nesta terça-feira devido a uma falha em uma linha de energia, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O órgão não informou quantas pessoas foram afetadas nem detalhou as prováveis causas do problema, que ocorreu às 14h (de Brasília), embora meia hora depois a energia elétrica tenha começado a ser restabelecida em diferentes pontos.

A falha afetou várias cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, segundo as primeiras informações.

Perante o aumento da preocupação nas últimas semanas, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, descartou na segunda-feira que o Brasil possa sofrer desabastecimento elétrico nas próximas semanas apesar do nível de água nas hidrelétricas estar em mínimos alarmantes.

O temor aumentou ainda mais com a recente onda de calor e sua consequente falta de chuvas em algumas das regiões do país.

Apesar do incidente de hoje, Lobão assegurou ontem em declarações a jornalistas que o risco de faltar de energia é “zero”, mas admitiu que o Brasil está dependendo atualmente da eletricidade gerada por suas usinas térmicas de gás natural, que são mais custosas e contaminantes.

Segundo os números do ONS, o nível médio de água nas represas das hidrelétricas localizadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país no domingo passado era de 39,98% de sua capacidade, o menor no último ano.

As hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste são responsáveis por cerca de 70% de toda a energia produzida pelo Brasil. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.