Apelo de mãe de sequestrado israelense abre debate sobre palestinos na ONU

  • Por Agencia EFE
  • 24/06/2014 12h58
  • BlueSky

Genebra, 24 jun (EFE).- O discurso da mãe de um dos três adolescentes israelenses desaparecidos na Cisjordânia diante do Conselho de Direitos Humanos da ONU levou nesta terça-feira organizações civis árabes a abrirem um debate sobre a situação da juventude palestina.

O discurso de Rachem Frenkel foi promovido pela entidade UN Watch, que lhe cedeu seu tempo no fórum da ONU.

Após agradecer ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, sua condenação ao sequestro dos jovens, a mãe de Naftali Frenkel disse que “pode-se e deve-se fazer muito mais”.

“Por isso viemos aqui, diante da ONU e diante do mundo, pedir a todos que façam o que puderem para que nossos filhos voltem. É um erro e uma crueldade tomar meninos inocentes e usá-los como instrumento de qualquer conflito”, ressaltou, sem conter a emoção.

Israel acusou o movimento islamita palestino Hamas de sequestrar os três adolescentes, desaparecidos há 12 dias quando pegavam carona perto da colônia judia de Gush Etzión, onde estudavam.

As autoridades israelenses lançaram uma operação militar para localizá-los, com revistas massivas em residências, estabelecimentos públicos e até em poços de água.

O apelo de Frenkel foi seguido do discurso de uma representante da ONG Federação de Mulheres Árabes, que se solidarizou com o sofrimento das mães, mas ao mesmo tempo comentou que não podia deixar de surpreender a atenção midiática que esse caso vem recebendo frente à “pouca atenção ao sofrimento que provoca o sequestro da sociedade palestina inteira”.

O caso dos jovens desaparecidos, criticou, “está sendo explorado politicamente para justificar e consolidar a ocupação ilegal” dos territórios palestinos por parte de Israel.

De acordo com a ONG, há 190 palestinos, “muitos abaixo dos 15 anos” confinados em centros de detenção israelenses.

“Em toda a Palestina não há uma só família que não tenha um de seus membros desaparecido ou detido”, afirmou. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.