Apenas 30% dos candidatos às eleições de 2014 são mulheres
Rio de Janeiro, 22 jul (EFE).- Um total de 24,9 mil candidatos concorrerão nas próximas eleições presidenciais, legislativas e regionais de outubro, enquanto apenas 29,81% deles são mulheres, segundo os dados divulgados nesta terça-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Esta porcentagem, que se traduz em um total de 7.437 mulheres, representa um aumento com relação às eleições de 2010, quando foram registradas 5.056 candidaturas femininas.
O Partido dos Trabalhadores, liderado pela atual presidente Dilma Roussef, é o que apresenta um maior número de candidaturas (1.323), de acordo com os dados do TSE.
Em segundo lugar se encontra o Partido Socialista Brasileiro (PSB), com 1.264 aspirantes, seguido do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que completa o “pódio” com 1.221.
Quanto à faixa de idade dos candidatos, o estudo divulgado pelo TSE reflete que 60% se encontram entre os 40 e os 59 anos.
Segundo a profissão, a maioria dos candidatos são empresários (9,3%), seguidos dos advogados (5,5%).
Todos estes números podem ser modificados até o momento das eleições, pois estas candidaturas ainda devem ser aprovadas por juízes eleitorais, que decidirão se os aspirantes são aptos para concorrer aos cargos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.