Apesar da proibição, centenas de palestinos homenageiam Arafat em Gaza
Jerusalém, 11 nov (EFE).- Centenas de palestinos se concentraram nesta terça-feira em uma praça no centro de Gaza para lembrar o décimo aniversário da morte de Yasser Arafat, apesar de a homenagem oficial ter sido cancelada pela tensão entre os movimentos Fatah e Hamas.
Os participantes levavam fotografias do lendário dirigente palestino e bandeiras do movimento nacionalista, rival dos islamitas apesar dos últimos esforços de reconciliação, segundo informou a agência palestina “Maan”.
Mervat Abd al Kader, uma das participantes, assegurou que ninguém pode impedir que os palestinos lembrem seu falecido dirigente. “Ele nos mostrou que os palestinos somos os que tomamos as decisões”, declarou.
Hamas e Fatah tinham combinado há semanas a celebração hoje de um ato oficial, mas que foi cancelado no domingo após uma série de explosões na sexta-feira passada dirigidas contra uma dúzia de dirigentes do movimento nacionalista.
Hoje, na cerimônia de Ramala, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, criticou o Hamas e acusou o movimento de estar por trás das “explosões criminosas”.
O ato de hoje representaria a primeira vez em que o Fatah convocava uma concentração de ativistas – e de palestinos em geral – em Gaza desde 2007, quando perdeu o controle da Faixa. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.