Aplicativo alertará pais sobre risco de suicídio de seus filhos

  • Por Agencia EFE
  • 13/03/2015 11h14

Seul, 13 mar (EFE).- O governo da Coreia do Sul, um dos países com maior índice de suicídio do mundo, anunciou nesta sexta-feira que lançará nos próximos meses um aplicativo que informará aos pais quando seus filhos demonstrarem sintomas de querer se suicidar.

O sistema terá mecanismos que rastreiam chats, redes sociais e buscas na internet das crianças e adolescentes por meio de palavras-chaves relacionadas ao suicídio, informou em comunidado o Ministério da Educação de Seul.

Caso o uso destas palavras revele um possível risco de suicídio dos menores, o sistema enviará alertas aos pais, já que tanto eles como seus filhos terão o aplicativo instalado em seus smartphones.

O Executivo da Coreia do Sul pretende iniciar o serviço neste ano com o objetivo que atingir escolas e universidades do país.

A ideia é que, caso os jovens estejam pensando na possibilidade de acabar com a própria vida, os pais tenham tempo de impedí-los, de acordo com o ministério.

A Coreia do Sul é o país da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) com maior índice de suicídio, registrando 28,5 casos a cada 100 mil habitantes, segundo dados do Escritório de Estatística de Seul de 2013.

No caso de jovens e adolescentes, os conflitos com os pais, além de outros problemas relacionados com a família, abrangem cerca de 40% dos suicídios, 10,7% por rendimento escolar e 1,4% pela prática do bullying, apontou o governo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.