Apoiada pelos EUA, ofensiva curda ameaça deslocar milhares de sírios

  • Por EFE
  • 06/06/2016 11h39
EFE/Nawras Aamer Tropas sunitas se preparam para enfrentar o Estado Islâmico em Ramadi

Aproximadamente 216 mil sírios podem ser levados para a província de Al Raqqah, nas imediações da cidade de Manbij, pela ofensiva das milícias curdas, apoiada pelos EUA, contra o Estado Islâmico (EI), que controla a maior parte da região.

O alerta foi dado pelo Escritório de Assuntos Humanitários (OCHA, sigla em inglês), apontando que, até o final de abril, cerca de 20 mil civis tiveram que abandonar Manbij.

Os cidadãos tentam abandonar o território controlado pela milícia extremista seguindo para áreas dominadas por grupos rebeldes que lutam contra o regime sírio, onde a ONU teme que possam encontrar dificuldades para viver livres e que não encontrem refúgio.

A Força Aérea dos EUA realizou, na semana passada, mais de 40 bombardeios em Manbij, dando apoio às forças curdas nos confrontos com o Estado Islâmico.

As organizações humanitárias têm manifestado uma crescente preocupação com as dificuldades em se prestar assistência à população, especialmente àqueles que deixaram o local dos conflitos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.