Apoio a pena de morte na Califórnia cai para seu ponto mais baixo em 50 anos

  • Por Agencia EFE
  • 13/09/2014 00h57

San Francisco, 12 set (EFE).- Pouco mais da metade dos eleitores da Califórnia, 56%, são favoráveis a manutenção da aplicação da pena de morte no estado americano, o percentual mais baixo dos últimos 50 anos, segundo os resultados de uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo grupo Field.

Apesar ser um dos estados tradicionalmente considerados mais progressistas do país, a pena de morte continua em vigor na Califórnia, embora seja uma opção cada vez mais rejeitada entre os eleitores, apontaram os números de Field.

Dos eleitores, 34% querem que a pena de morte seja eliminada e 10% não têm opinião formada.

São números muito diferentes dos registrados pelo mesmo instituto de pesquisa nas décadas de 80 e 90, quando o apoio a pena de morte chegava a mais de 80% dos eleitores e apenas 15% se opunham.

Para encontrar níveis tão baixos de apoio à pena de morte na Califórnia é preciso voltar aos anos 60, quando em pleno auge do movimento hippie em cidades como San Francisco e Berkeley, só 51% dos eleitores apoiavam este tipo de condenação.

A Califórnia é o estado americanos que tem mais presos no corredor da morte, um total de 742 segundo o Centro de Informação sobre a Pena de Morte, embora só tenha executado 13 réus desde 1976.

A pesquisa do grupo Field foi realizada por telefone com 1.280 eleitores registrados na Califórnia entre os dias 14 e 28 de agosto. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.