Apoio a protestos cai de 89% para 52% em menos de 1 ano em São Paulo

  • Por Agencia EFE
  • 22/05/2014 16h54

São Paulo, 22 mai (EFE).- Ao todo, 52% dos habitantes de São Paulo são a favor dos protestos na cidade, sede da partida inaugural da Copa do Mundo, enquanto a porcentagem alcançava 89% em junho do ano passado, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira.

De acordo com a pesquisa do Instituto Datafolha, 44% dos paulistas são contra as manifestações, 3% se mostram indiferentes, enquanto 1% diz “não saber”.

Em junho passado, quando começaram os protestos pelo País, durante a Copa das Confederações, 89% eram a favor das manifestações, 8% contra, 2% indiferente e 1% não tinha opinião a respeito.

Três meses depois das manifestações que sacudiram o País em 2013, em uma pesquisa divulgada em setembro, 74% se mostravam a favor, 21% insatisfeitos, 4% estavam indiferentes e 1% “não sabe”.

A pesquisa, realizada no dia 20 de maio, também questionou os entrevistados sobre a percepção a respeito dos protestos que há um ano vêm se repetindo em todo o país.

Ao todo, 73% das pessoas consideraram que as manifestações geram mais prejuízos que benefícios aos paulistanos, 25% opinaram o contrário, enquanto 3% se mostraram indiferentes.

A pesquisa foi feita um dia depois que os motoristas de ônibus do serviço público de São Paulo fizeram, sem aviso prévio, uma paralisação que afetou cerca de 1 milhão de pessoas.

Um ano antes, em junho de 2013, 61% consideraram que as marchas traziam mais benefícios que prejuízos aos paulistanos, 36% consideraram o contrário e 3% disseram estar indiferentes.

Perguntados sobre se o Brasil está preparado para receber a Copa, 76% afirmaram que não, 13% disseram que o país está “parcialmente preparado”, enquanto 9% consideraram que está “totalmente preparado” e 2% não sabiam.

Além disso, 90% opinaram que existe corrupção na organização do mundial, 6% sustentaram que não e 4% “não sabem”.

A pesquisa foi realizada em São Paulo com 819 pessoas e uma margem de erro de quatro pontos percentuais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.