Após 199 dias, astronautas deixam a ISS na nave Soyuz e voltam à Terra

  • Por Agencia EFE
  • 11/06/2015 09h24

Moscou, 11 jun (EFE).- A nave “Soyuz TMA-15M”, com três cosmonautas a bordo, se separou da Estação Espacial Internacional (ISS) para iniciar seu retorno à Terra, informou o Centro de Controle de Voos.

Às 13h18 de Moscou (7h18, em Brasília) foi dada a ordem para o desacoplamento, iniciando a separação física do foguete da ISS.

Na nave Soyuz viajam o russo Anton Shkaplerov, a italiana Samantha Cristoforetti e o americano Terry Virts, que tiveram que passar um mês a mais do que o previsto na plataforma orbital por recentes erros no programa espacial russo.

“Tal como está planejado, após três voltas na Terra, a cápsula com os astronautas aterrissará em uma zona de (estepe) do Cazaquistão”, disse um porta-voz.

A aterrissagem está prevista para às 16h45 de Moscou (10h45, em Brasília).

Poucas horas antes de iniciar o retorno à Terra, os três astronautas se despediram de seus colegas que permanecem na Estação Especial Internacional, uma tripulação russa-americana formada por Gennady Padalka, Mikhail Kornienko e Scott Kelly.

Depois, os três que retornam passaram à nave Soyuz acoplada à ISS e fecharam as comportas de separação.

Segundo os dados do Centro de Controle de Voos, às 15h51 de Moscou (9h51, em Brasília) a nave dará um impulso de cinco minutos para sair da órbita e depois será separada em dois módulos, um deles habitado pela tripulação.

Cerca de meia hora depois, a cápsula com os cosmonautas entrará nas camadas densas da atmosfera, e depois será aberto um paraquedas para amortecer o descenso.

Esta tripulação passou 199 dias no espaço e a princípio, devia ter retornado em 14 de maio, mas a missão foi prorrogada após o lançamento fracassado do cargueiro espacial Progress M-27M com provisões para a ISS. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.