Após 5 meses de queda, produção industrial do Brasil cresce 0,7% em julho

  • Por Agencia EFE
  • 02/09/2014 11h28

Brasília, 2 set (EFE).- A produção industrial no Brasil cresceu 0,7% em julho em relação a junho, após se contrair durante cinco meses, mas o índice anualizado ainda registra uma forte queda do 3,6%, informou nesta terça-feira Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Após a leve recuperação de julho, a produção industrial ainda acumula uma baixa de 2,8% nos primeiros sete meses deste ano.

A reação em julho foi um reflexo, segundo o IBGE, do aumento da produção nas áreas de bens de consumo duráveis e de máquinas e equipamentos, que respectivamente cresceram 20,3% e 16,7%.

A contínua deterioração da produção industrial, assim como as elevadas taxas de inflação, os altos juros e outros fatores foram apontados pelos analistas financeiros como causas do baixo crescimento e até da contração da economia brasileira.

O governo anunciou na sexta-feira passada que a economia se contraiu 0,6% no segundo trimestre deste ano em relação ao primeiro, e com isso acumulou dois trimestres consecutivos de crescimento negativo, o que, para os economistas, configura uma “recessão técnica”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.