Após ataque, Museu Judaico de Bruxelas será reaberto em 14 de setembro

  • Por Agencia EFE
  • 05/08/2014 13h05

Bruxelas, 5 ago (EFE).- O Museu Judaico de Bruxelas reabrirá suas portas em 14 de setembro, quatro meses depois do tiroteio no qual morreram quatro pessoas, incluindo um empregado da instituição, informaram nesta terça-feira os meios de comunicação locais belgas.

A data da reabertura do museu não é casual, dado que corresponde à 15ª edição do Dia Europeu da Cultura Judaica, indicou a “Agência Belga”. Para a ocasião, a instituição apresentará uma exposição sobre a mulher no judaísmo.

As sinagogas, os cemitérios e vários lugares judaicos que habitualmente estão fechados para o público serão abertos excepcionalmente por conta desta comemoração.

“Elegemos uma data para a reabertura na qual a comunidade judaica se abre para o mundo. Nestes tempos difíceis no plano político queremos evitar toda uma polêmica”, explicou a porta-voz do Museu Judeu, Chouna Lomponda.

O museu foi palco em 24 de maio de um tiroteio cometido supostamente por Mehdi Nemmouche, um franco-argelino de 29 anos que se encontra detido na Bélgica após ser extraditado desde França, para onde tinha fugido.

No ataque morreram um casal de israelenses, uma voluntária francesa e um empregado belga. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.