Após condenar mais de 500 à morte, Egito julgará outros 919 islamitas

  • Por Agencia EFE
  • 26/03/2014 19h43

Cairo, 26 mar (EFE).- Após condenar á morte mais de 500 simpatizantes da Irmandade Muçulmana, o Egito julgará 919 membros e seguidores dessa confraria na província de Miniya, no sul do país, em dois casos diferentes, sob a acusação de assassinato, distúrbios, violência e terrorismo, informou nesta quarta-feira a agência estatal de notícias “Mena”.

O procurador-geral Hisham Barakat transferiu hoje os dois casos à Corte Penal de Miniya com acusações de assassinato, tentativa de assassinato, uso da violência, terrorismo, e invasão de edifícios públicos, entre outras.

As acusações estão relacionadas com os acampamentos que os islamitas mantiveram no Cairo desde a destituição no golpe militar do último dia 3 de julho do presidente islamita Mohammed Mursi até o despejo em 14 de agosto.

Nas praças de Rabea al Adauia e Al-Nahda, os islamitas efetuaram acampamentos que foram dissolvidos pela polícia em agosto do ano passado após a destituição de Mursi, com centenas de mortos.

No primeiro caso, serão processadas 204 pessoas, três delas em prisão preventiva, entre as quais se encontra o guia espiritual da Irmandade Muçulmana, Mohammed Badia, acusado de incitar a cometer os delitos de 14 de agosto. Os outros 201 acusados se encontram em busca e captura.

A procuradoria lhes acusa de cometer crimes contra a segurança e a paz nacionais, a destruição de propriedades privadas e públicas, atear fogo intencionalmente às instalações, incitar o uso da violência contra a polícia, e alterar a ordem pública para semear o terror, o medo e o pânico.

No segundo caso, serão julgados 715 seguidores e membros da Irmandade Muçulmana, inclusive Badia, com a acusação de usar a violência e intimidar durante os fatos ocorridos na mesma data.

Dos processados, 160 se encontram em prisão provisória, enquanto os demais estão em liberdade, e já há uma ordem para sua detenção até que aconteça julgamento.

Segundo as investigações realizadas pela procuradoria, os delitos cometidos são a invasão de uma delegacia de polícia, um tribunal, uma prefeitura, o edifício da procuradoria administrativa, e um ataque à delegacia de imigração.

Os acusados também são relacionados com o assassinato de seis pessoas e a tentativa de matar outras 51, motivo pelo qual foram indiciados por homicídio e tentativa de homicídio com fins terroristas, além de perturbar a segurança e a paz pública, e semear o terror.

O Egito é palco de manifestações e de um aumento de ataques terroristas desde a derrocada de Mursi, enquanto as autoridades continuam reprimindo os membros e dirigentes da Irmandade Muçulmana por terrorismo e outros delitos.

Há dois dias, mais de 500 simpatizantes da confraria foram condenados à pena de morte por uma série de ataques contra edifícios oficiais, embora esta decisão deva ser ratificada no próximo dia 28 de abril. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.