Após dia sem chuva, nível permanece estável no Cantareira e Alto Tietê

  • Por Estadão Conteúdo
  • 17/12/2016 12h17
O Governador Geraldo Alckmin aciono o sistema de bombas que dará início à captação de água da reserva técnica do Sistema Cantareira. Com o início da operação dos equipamentos, na represa Jaguari/Jacareí, as águas que estão abaixo do ponto de captação serão bombeadas para a estação de tratamento Guaraú, para atender à demanda da população da Região Metropolitana de São Paulo.Data: 15/05/2014. Local: Joanopolis/SP. Foto: Vagner Campos/A2 FOTOGRAFIA Vágner Campos/A2 Fotografia Sistema Cantareira - fotos públicas

Os níveis dos sistemas Cantareira e Alto Tietê, dois dos principais mananciais de abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo, permaneceram estáveis neste sábado (17) em relação aos níveis de ontem, de acordo com boletim diário divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A estatal informa que não foi registrado acúmulo de chuva em nenhum dos reservatórios administrados pela empresa nas últimas 24 horas.

Segundo a Sabesp, a capacidade armazenada no Cantareira está em 75% hoje, mesmo nível registrado na última sexta-feira (16) – o índice considera a cota de água presente no chamado volume morto. Desconsiderando a reserva técnica, o nível do manancial permaneceu estável em 45,7%. 

Já o terceiro índice divulgado pela Sabesp, que diz respeito ao volume armazenado sobre o volume total do sistema, ficou em 58%. No acumulado de dezembro, o Cantareira recebeu 91 milímetros (mm) de chuva, montante que corresponde a 41,3% da média histórica mensal de precipitação nos reservatórios, de 220,5 mm

O Cantareira abastece 8,1 milhões de habitantes das zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital paulista e as cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do sul. O manancial também atende parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.

Alto Tietê e Guarapiranga

O nível do sistema Alto Tietê ficou em 42,9% neste sábado, mesma leitura registrada ontem. Desde o início do mês, a empresa verificou o armazenamento de 92 mm de chuva nos reservatórios, o que equivale a 47,4% da média histórica de pluviometria em dezembro, de 193,9 mm.

No Guarapiranga, o volume armazenado nas represas recuou de 74% ontem para 73,8% hoje. A precipitação acumulada na região nos primeiros 17 dias de dezembro totaliza 70,2 mm, ou 39,9% da média histórica mensal, de 175,7 mm de chuva.

Outros sistemas

O volume armazenado no Alto Cotia aumentou de 94,2% para 94,4%, enquanto o nível do sistema Rio Grande caiu de 88,2% para 88,1%. No sistema Rio Claro, o volume armazenado hoje está em 83,4%, uma alta de 0,1 ponto porcentual (p.p.) ante os 83,3% de ontem, de acordo com a Sabesp.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.